Dinâmicas - Introdução

 A dinâmica promove a participação


     A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

     A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

     Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados.

     É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.

Dinâmicas

Técnica quebra-gelo

17/04/2011 18:05
 - Ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro. - Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem. - Resgata e trabalha as experiências de criança. - São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.

A construção coletiva do rosto

17/04/2011 18:06
 Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros. Aplicação:  a) Orientar os participantes para sentarem em círculo; b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera; c) Em seguida orienta...

Caça ao tesouro

17/04/2011 18:08
 Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas. Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas. Material necessário: uma...

Dois círculos

17/04/2011 18:09
 Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum. Para quantas pessoas: é importante que seja um número par de pessoas. Se não for o caso, o coordenador da dinâmica pode requisitar um...

Descobrindo a quem pertence

17/04/2011 18:11
 Desenvolvimento:  1. O facilitador divide o grupo em duas metades. 2. Uma metade do grupo dá ao facilitador um objeto de uso pessoal. O facilitador mistura os objetos e os distribui pela outra metade, que sai à procura de seus donos. Não é permitido falar. 3. Ao...

Quanto tempo eu tenho

17/04/2011 18:12
Objetivo: Provocar a saíde de si mesmo (desinibição) e conhecimento do outro. Material: Som com música alegre, caixa de fósforos, um cartaz ou fichas - nomes, de onde é, de que mais gosta, uma alegria, uma tristeza etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo...
Itens: 1 - 6 de 6

Dinâmicas - Identidades e Valores

Aprender sobre a vida no contexto familiar

17/04/2011 18:14
 Objetivo: A partir da história familiar de cada um, fazer com que os participantes reflitam sobre a própria existência. Desenvolvimento: 1) O facilitador solicita que os participantes se organizem em grupos de quatro pessoas. Em seguida, pede que cada um conte aos demais alguns...

Colcha de Retalhos

17/04/2011 18:17
 Atividade:       Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avós ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na...

Como a juventude se sente

17/04/2011 18:18
 JUCA - Juventude Caminho Aberto ALOHA Letra: Legião Urbana Música: Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá Será que ninguém vê O caos em que vivemos? Os jovens são tão jovens E fica tudo por isso mesmo. A juventude é rica, a juventude é pobre A juventude sofre e ninguém...

Escala de valores

17/04/2011 18:19
      Esta dinâmica toca num assunto vital para os jovens. Pode ser trabalhada na escola ou nos grupos, podendo ser adaptada à realidade específica. Objetivo: Colocar o adolescente em contato com seus próprios valores, levando-o a refletir sobre o que ele...

Escudo

17/04/2011 18:20
 Objetivo: ajudar as pessoas a expor planos, sonhos, jeitos de ser, deixando-se conhecer melhor pelo grupo. Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Material necessário: uma folha com o desenho do escudo para cada um, lápis colorido ou giz de cera suficientes para que as...

Eu sou alguém

17/04/2011 18:21
 Objetivo: Perceber os valores pessoais; perceber-se como ser único e diferente dos demais. Material necessário: Folhas de papel e lápis. Descrição da dinâmica:  1. Em círculo, sentados; 2. Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mínimo dez...

Eu tenho uma história pessoal

17/04/2011 18:22
 Objetivo: fazer uma retomada da minha vida pessoal percebendo as marcas, os acontecimentos que foram significativos e que provocaram mudanças na forma de ver o mundo. a) Explicar que precisam estar à vontade, sem nenhum objetivo ou roupa que incomode os movimentos; b) Pedir...

Fazendo um projeto

17/04/2011 18:23
 “Qualquer atividade de nossa vida pessoal, profissional, religiosa e política, para ser consciente precisa ser preparada, planejada e pensada.” “Quem pensa sobre o que faz, faz melhor.” “Quem não sabe para onde vai, não chega. Quem não sabe onde está, não acha caminho.” O que...

Histórias que me contaram

17/04/2011 18:23
 Objetivo: Possibilitar a expressão sobre o que é ser homem e ser mulher. Material necessário: Papel e lápis. Desenvolvimento:  1) Grupo em círculo, sentado; 2) Pedir que cada participante liste as histórias, provérbios, ditos, ordens significativas que já ouviram...

Marcas do que eu sou

17/04/2011 18:25
 a) Pedir para o grupo fazer uma caminhada pela sala e ir imaginando como é a vida em uma floresta. Como funciona a floresta. Que tipos de vida identificamos na floresta. b) Pedir para cada um imaginar como são os animais que vivem na floresta. c) Motivar para que cada um(a)...

Minha bandeira pessoal

17/04/2011 18:26
      Esta dinâmica toca num assunto vital para os jovens. Pode ser trabalhada na escola ou nos grupos, podendo ser adaptada à realidade específica. Objetivo: Possibilitar aos participantes a identificação das suas habilidades e limitações. Material...

O boneco

17/04/2011 18:27
      Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.      Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas...

Poesia, música, crônica

17/04/2011 18:35
 Finalidade: Consiste em ouvir uma poesia e/ou música para ajudar na introdução de um assunto ou de uma vivência subjetiva. Material: Letra (cópia xerográfica ou mimeografada) de uma poesia ou canção. Descrição da dinâmica:  1. Escolher uma poesia ou canção sobre o tema...

Valores familiares

17/04/2011 18:36
 Objetivo: Identificar valores e mensagens transmitidos pela família. Materiais necessários: Ficha de trabalho e lápis. Desenvolvimento:  1. Grupo em círculo, sentado. 2. Distribuir ficha de trabalho e lápis, pedindo que respondam individualmente às questões contidas...
Itens: 1 - 14 de 14